Conde de Oeiras – mais conhecido como Marquês de Pombal – foi um grande apreciador e impulsionador do Vinho de Carcavelos!
O Vinho de Carcavelos é um dos vinhos históricos portugueses e pertence à região vitivinícola de Lisboa.
É também um dos 4 vinhos fortificados de Portugal – a par do Porto, Madeira e Moscatel – produzido na sub-região de Carcavelos, uma das mais antigas do país, e também a mais pequena (com um total de 33 hectares de vinha)
A sua produção decresceu quando no lugar de vinhas foram “plantados” prédios e assim aumentou o desânimo dos produtores da região. Mas tudo mudou quando, em 1997, a Câmara Municipal de Oeiras, em parceria com a EAN, decidiu recuperar e preservar este património, dando continuidade à produção de um vinho histórico!

Na Estação Agronómica Nacional (EAN) em Oeiras, mais concretamente na Quinta do Marquês de Pombal, produz-se a marca mais conhecida deste vinho: o Villa Oeiras, e conta hoje com 20 hectares de vinha e uma privilegiada vista para o mar.
Tendo pertencido ao Marquês de Pombal, sabe-se que os vinhos de Carcavelos chegaram a ser usados para “temperar” os vinhos do Porto, atribuindo-lhes um pouco de mais acidez e o carácter salino que tanto os caracterizam.
Com a primeira cabeceira de vinha situada a apenas 800 metros do mar e estendendo-se por mais 4 kms em direção à serra de Sintra, estas vinhas beneficiam das melhores condições de temperatura, ventos, exposição solar e humidade para produzir vinhos realmente diferentes.

Hoje, a adega Casal da Manteiga – antigo curral da quinta – está totalmente equipada e apta a produzir cerca de sessenta mil garrafas por ano, sendo uma grande parte destinada à exportação para países como Brasil, Inglaterra e Espanha.
Um pouco mais abaixo e mais perto do mar, situa-se o Palácio do Marquês.
A Câmara de Oeiras é hoje proprietária deste palácio, e desde 2003 que abre as portas a visitantes, que para além de poderem passear pelos extraordinários jardins, podem ainda visitar o interior do palácio e as valiosas peças de arte que o preenchem.
Eu fiquei-me pela adega velha – toda remodelada em 2013 – localizada no piso subterrâneo, junto à antiga cisterna que garante a humidade do espaço, para que as barricas descansem nas condições ideais.


Fortificado em grande parte com a famosa aguardente da Lourinhã, este vinho doce de cor mel é considerado por inúmeros enólogos como um dos melhores aperitivos portugueses e um óptimo digestivo.
Após o processo de fermentação e fortificação, o vinho envelhece em barricas de carvalho português e francês durante um período médio de 10 anos, e depois do engarrafamento, cumpre uma etapa adicional de 6 meses em garrafa antes de entrar no mercado.
Tal como os restantes vinhos fortificados, também o Carcavelos deve ser servido ligeiramente fresco (+/- 10º), como aperitivo ou como entrada (para os blends mais jovens) mas, geralmente é utilizado como vinho de sobremesa.



Foi entre barricas que provei toda a gama “Villa Oeiras” hoje com 6 vinhos: 2 vinhos brancos e 4 fortificados.
As provas estão disponíveis a toda a gente sempre mediante marcação prévia. Estas são acompanhadas por uma tábua de queijos, azeite e frutos secos.
Os vinhos Villa Oeiras são, na sua maioria produzidos pelas 3 castas brancas clássicas da sub-região de Carcavelos – Galego Dourado, Boal, Ratinho e Arinto – embora exista a excepção do Villa Oeiras tinto 12 anos feito a partir de Castelão.


Os meus dois vinhos favoritos desta prova forma o Casal da Manteiga branco Garrafeira 2020 e o Villa Oeiras Colheita 2014.
O Casal da Manteiga Garrafeira é feito com as mesmas castas brancas dos restantes vinhos mas este não é fortificado, logo, não é doce. Estagiou sim estagiou em barricas de carvalho Português durante 3 anos e mais 1 ano em garrafa. Tem salinidade presente e a madeira destaca-se no nariz mas na boca é seco, fruta de caroço madura e acidez vincada.
Quanto ao Colheita 2014, é um vinho meio-doce e muito aromático. O seu sabor revela ao mesmo tempo a doçura do mel e frutos secos e a acidez da casca de laranja, que se prolonga na boca por largos momentos!
Agora já sabe: o Vinho de Carcavelos é um vinho histórico em Portugal e um dos ex-libris de Oeiras. Basta passar uma tarde em Oeiras e tal como eu, vai ficar fã!

