Santar Vila Jardim não é sobre vinhos. É sobre dar vida a uma vila histórica de beleza única, é sobre partilhar um património natural e cultura muito rico e, no final de tudo, é sobre desenvolvimento social e económico da região.

Foi em 2013 que os Pedro e José Luís Vasconcellos e Souza deram início a um projeto ambicioso mas muito nobre que une vinhos, história e jardins.

Com raízes familiares profundas na região, os dois irmãos abriram as portas da Casa dos Condes de Santar e Magalhães, de forma a dar a conhecer um património rico, valioso mas que não se deve esconder.

Mas não se ficaram por aqui. A intenção era associar a esta, outras casas e jardins da vila de Santar. “Partir muros e criar pontes” entre os jardins históricos e criar um roteiro público para todos os visitantes que os desejassem conhecer.

Tomaram este roteiro como a sua missão dos últimos 10 anos e hoje, sentem muito orgulho no que a vila de Santar de tornou.

Entre os seis jardins actualmente visitáveis, cada um tem o seu estilo, alguns com centenas de anos, outros recentemente recuperados e redesenhados pelo arquitecto Fernando Caruncho.

Nestes espaços verdes encontra-se uma enorme variedade de árvores decorativas, plantas aromáticas, flores, árvores de frutos, hortas e, surpreendentemente, vinhas!

Vinhas organizadas em micro parcelas, bordeadas a buxo, que são cuidadas com todo o cuidado tal como qualquer outra planta dos jardins.

Desde vinhas mais clássicas até uma vinha mais recente em formato ondulado, todas dão origem à marca de vinhos Memórias de Santar, dentro do projecto Santar Vila Jardim.

O enólogo é Pedro, um dos dois irmãos e a adega está situada dentro dos jardins da Casa dos Condes de Santar e Magalhães.

Na coleção, destacam-se quatro rótulos: um branco, dois tintos e um espumante especial, criado em parceria com o enólogo Luís Pato, da Bairrada, a partir das uvas Encruzado e Alvarinho.

Nos tintos, o Memórias de Santar Reserva destaca-se por trazer, nas palavras do próprio enólogo, o perfil de vinhos antigos do Dão. Menos redondo e mais áspero, menos fruta e mais terra, menos madeira, menos álcool e muito mais elegância.

O Hotel Valverde Santar nasceu em 2023, de forma muito orgânica, fruto longa amizade entre Pedro Vasconcellos e Souza e o beirão Pedro Mendes Leal, proprietário da cadeia de hotéis Valverde.

A intenção foi desde o inicio, elevar o turismo de Santar, atrair mais visitantes aproveitando uma das quintas centenárias locais. Situado num palácio do século XVII – outrora Casa das Fidalgas, pertencente aos Duques de Bragança – o hotel preserva a história do edifício e a tradição da região, integrando-se no contexto das vinhas e jardins.

Reúne 20 quartos todos com decoração diferente, a antiga biblioteca é agora a sala de pequenos-almoços, enquanto o velho lagar de vinho e azeite transformou-se num Spa completo com banho turco, sauna e espaço para massagens.

Nas imediações das vinhas, o antigo armazém agrícola transformou-se no restaurante Memórias. Aqui, Chef Luís Almeida recria receitas tradicionais do Dão com ingredientes locais, incluindo legumes dos hortas-jardim de Santar.

O menu apresenta pratos como trilogia de abóbora, vitela de Lafões com arroz de forno e um arroz-doce em canela, celebrando a cultura e os sabores regionais que harmonizam perfeitamente com os vinhos Memórias de Santar.

A experiência de enoturismo de Santar Vila Jardim tem como ponto de partida o Centro de Interpretação da Casa Dos Condes de Santar e Magalhães onde se aprende sobre as gerações passadas da família, caminhando pela capela, cozinha velha, salas de festa, entre outros espaços únicos.

Os jardins são passagem obrigatória, terminando na loja – na antiga Casa da Lenha – onde se faz a prova dos vinhos Memórias de Santar. Há também possibilidade de realizar almoços privados na varanda da casa ou picnics nos jardins.

Santar Vila Jardim e o Hotel Valverde Santar simbolizam o renascimento de uma vila, conectando o passado e presente num ambiente onde a beleza da região do Dão é revelada em cada detalhe.

Artigo publicado na Revista de Vinhos Novembro 2024