Existem realmente diversas formas de fazer enoturismo e a PipaDouro eleva essa experiencia vínica a um outro nível! Oferece uma forma diferente de viver o vinho que junta luxo, elegância e sabor com o encanto da paisagem vinhateira do Douro

Todas as experiências partem do cais do Pinhão onde se pode chegar tanto de carro como de comboio.

A frota é composta actualmente por dois barcos: o Friendship I e o Pipadouro II, sendo o primeiro a chamada “jóia da coroa”!

O Friendship I foi construído em 1957 para a Marinha Real Inglesa, mais tarde comprado pela PipaDouro e completamente recuperado, mantendo os materiais e as linhas originais. É navegar na história, mas com o conforto dos dias de hoje.

Dentro de todos os serviços que a PipaDouro oferece, recentemente criaram a PipaDouro Excellence que nasceu para elevar o enoturismo fluvial do Douro a  outro nível e destacar-se num mercado já bastante saturado actuamente (refiro-me a cruzeiros e passeios de barco no Douro).

Só no ano passado, mais de 2 mil passageiros subiram a bordo dos seus iates clássicos, em busca de uma experiência realmente diferente e inovadora na região.

PipaDouro Excellence

Começa por ter um serviço de butler, com alguém sempre a bordo dedicado aos clientes, incluindo Babysitter, para quem viaja em família.

Tem massagens a bordo, tem música ao vivo — de um violinista, um saxofonista ou até um DJ privado. Tem ainda uma chef que prepara refeições à la carte, cozinhadas na hora e à medida de cada cliente.

Para não falar de motorista privado em carros vintage ou modernos, voos de helicóptero, fotógrafo, videógrafo, guia local certificado e até um wine educator — alguém que sabe tudo sobre os vinhos locais e acompanha as provas a bordo.

Mas nem tudo acontece dentro do rio: a PipaDouro tem parcerias com diversas quintas da região, por isso, se quiser visitar uma adega ou uma vinha, e sempre que possível, o transporte até às quintas faz-se pelo rio.

Eu própria experimentei a Excellence Experience a bordo do Friendship I e foi inesquecível!

Foi maravilhoso ter uma massagem com o rio como cenário, ouvir uma violinista a tocar com os socalcos como cenário de fundo, saborear um almoço fine dining com produtos locais, dormir numa cabina de casal, com decoração dos anos 50 mas todo o conforto do séc. XXI… mas devo confessar que para mim o luxo verdadeiro foi outro: a tripulação. Profissional, dedicada, sempre atenta mas discreta — sente-se que cada pormenor é cuidado.

Passei a noite ancorada no cais do Pinhão — porque não é permitida a navegação noturna no Douro — mas na manhã seguinte, mal subi ao deck para tomar o pequeno-almoço, além de uma mesa cheia de fruta fresca, pão, compotas, bolo caseiro, café quentinho e outros mimos,  tinha o o Mestre Cristiano pronto para pôr o barco a deslizar pelas águas.

Tomei o meu pequeno-almoço em movimento, ao som do rio. E isso… isso é a verdadeira definição de priceless!

Durante o Verão de 2025 vão estar a decorrer também as Exclusive Nights. São 6 noites sessões a bordo do Friendship I, das 9 às 11h30 da noite, cada uma com um estilo musical diferente que vai do jazz ao fado, passando por DJ sets, tuna académica, violino ao vivo e banda de covers.

Claro que bem acompanhado de Cocktails de vinho do Porto, seleção de vinhos regionais e bons petiscos.

Mas os barcos da PipaDouro navegam todo o ano — só param por volta de Fevereiro, altura em que fazem a manutenção obrigatória, uma exigência legal que a empresa cumpre à risca para garantir a segurança total dos seus clientes.

Por isso, se quer ver o Douro de outra perspectiva, com todo o conforto, tranquilidade e uma pitada de glamour vintage… não deixe de conhecer a PipaDouro.