Évora é das cidades com mais vida do Alentejo, assim como o centro de uma incrível região de vinhos de Portugal. Mas… onde é que há vinho em Évora?
A poucos anos de ser a Capital Europeia da Cultura, Évora é das cidades mais movimentadas do Alentejo. Não só por ser a casa da segunda mais antiga universidade de Portugal – fundada em 1559 – e por isso ser uma cidade universitária, mas por ser Património da Humanidade e atrair milhares de turistas todos os anos.
Se durante a semana, o ritmo é relativamente calmo – como aliás, é típico do Alentejo – ao fim de semana, a Praça do Giraldo, o mercado, o Templo Romano e todas as ruas da cidade se enchem de visitantes curiosos por explorar Évora.
No meio disto, um bom copo de vinho alentejano sabe sempre bem. Mas onde é que há vinho em Évora?
Rota dos Vinhos do Alentejo
O renovado espaço da Rota dos Vinhos do Alentejo, da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) é, inevitavelmente, a primeira paragem quando se visita Évora e o Alentejo, uma vez que aí é possível, não só fazer uma prova de quatro vinhos distintos da região, como desenhar o roteiro que se pretende fazer de seguida.
Morada: Rua Cinco de Outubro nº 88
Horário: Segunda a sábado todo o dia. Encerra domingos e feriados
Mais informações no website: https://www.vinhosdoalentejo.pt
Oxalá
A Oxalá é, possivelmente, a loja mais colorida e irresistível de Évora. Dedicada a artesanato essencialmente regional, mas seguramente português, de designers nacionais.
Tem cerâmica, meias, sabonetes, malas, mantas, compotas, conservas e claro, vinho! Uma das estantes está repleta de vinhos portugueses, assim como licores e azeite. Impossível sair da Oxalá de mãos a abanar!
Morada: Largo Dom Álvaro Velho 7 A
Horário: Aberto todos os dias
Tua Madre
Quando um italiano se apaixona por Évora e por uma bela eborense, o Tua Madre nasce. Um pequeno restaurante, escondido no fim da Rua Alcárcova de Baixo, com poucos lugares mas muita comida boa. Comida de inspiração italiana mas com ingredientes locais, sempre tendo em conta a sazonalidade.
Para acompanhar tem uma extensa carta de vinhos, tendencialmente naturais e de pequenos produtores, não só à garrafa mas a copo. Um bom sitio para vir beber apenas um copo e uma focaccia fora das horas de maior movimento das refeições.
Morada: Rua Alcárcova de Baixo, 55
Horário: Aberto de quarta a domingo. Reservas e horários aqui
Do Largo
Na porta ao lado do Oxalá tem o Do Largo. Durante o dia serve refeições leves, brunch, chás e o clássico cafezinho. Mas ao fim da tarde já sabe bem um copo de vinho e o Do Largo tem uma simpática seleção de vinhos alentejanos para serem degustados com calma na explanada do Largo d’Alvaro Velho à sombra dos Jacarandás
Morada: Largo d’Alvaro Velho, 5
Horário: Aberto de terça a sábado. Encerra domingo e segunda
Boutique do Vinho
Aberta recentemente, bem no centro histórico de Évora, esta garrafeira é especializada em vinhos Alentejanos.
Além de reunir algumas das melhores referências de vinho regionais, ainda organiza provas de vinho com regularidade, basta ficar atento às suas redes sociais para saber todas as actividades a acontecer aqui. Sem dúvida uma visita que vale a pena para descobrir vinho em Évora
Morada: R. do Lagar dos Dízimos 16
Horário: Aberto de terça a sábado, Encerra ao domingo e segunda
Enoteca Cartuxa
Apenas alguns minutos separam a Adega Cartuxa da sua Enoteca, localizada mesmo no centro histórico de Évora. Um espaço moderno mas muito acolhedor onde podem saborear os petiscos tradicionais alentejanos, juntamente com os vinhos da Cartuxa.
Antes de sair, não se esqueçam de passar pela loja onde o vinho, azeite e muito outros produtos Cartuxa estão disponíveis para levar para casa.
Morada: Rua Vasco da Gama, nº15
Horário: Segunda-Feira a Domingo, das 12:30H às 22:00H