Vinhas, olival, pomares e muitos animais vivem em torno do Vila Galé Clube de Campo, casa dos vinhos Santa Vitória

Santa Vitória é uma freguesia em Beja e dá nome aos vinhos produzidos no Vila Galé Clube de Campo, um dos dois projectos de vinho do grupo em todo o mundo.

A marca Vila Galé nasceu no Algarve junto à praia com o mesmo nome. Hoje, os hotéis Vila Galé são já uma referência na hotelaria do nosso país e têm mais de 38 hotéis entre Portugal e Brasil.

Mas claro que para mim, o que o Clube de Campo tem de especial é a dedicação à produção agrícola, que vai muito além da vinha.

Na verdade, a vinha é apenas uma parte dos 1600 hectares que compõem a herdade. O hotel encontra-se rodeado de pomar de ameixas, pêra-rocha e nectarina, assim como olival e claro, de vinha!

Fui convidada a conhecer o Vila Galé Clube de Campo com um programa bastante completo.

Começámos logo com um almoço de petiscos bem tradicionais no Bar Alazão – raça de cavalo – que pretende recriar o ambiente de uma taberna alentejana.

Esta taberna abre todas as Sextas e Sábados e além de tábuas de queijos e enchidos regionais, tem saladas frias como favas com chouriço, grão com bacalhau, pimentos assados e todas aquelas coisas deliciosas que os portugueses adoram.!

Aqui os vinhos Santa Vitória harmonizam com a cozinha do Chef Romão Reis.

Para fazer a digestão do almoço, subimos ao tractor e seguimos a conhecer a herdade. Atravessamos os pomares de fruta plantados em volta da Barragem do Roxo que ainda fornece água à propriedade.

Passámos também por muitas oliveiras, ou melhor, atravessámos parte dos 200 hectares de olival do Clube de Campo. Aqui encontram-se as variedades cobrançosa, cordovil, galega, arbequina, picual, arbanosa e koroneika.

O olival divide-se em intensivo e em sebe, à excepção de um pequeno “oásis” de 7 hectares de olival tradicional biológico!

Este era um olival centenário, só de azeitona galega, meio abandonado do qual pouco se produzia. Recentemente, Tomás Jónatas – o jovem Director Técnico responsável pela área agrícola do Clube de Campo – decidiu dar um fim mais digno a estas azeitonas.

E em boa altura o fez! Este ano pela primeira vez produziram o Azeite Santa Vitória Biológico Virgem Extra, para se juntar às outras categorias já existentes: Gourmet e Premium.

Neste passeio de tractor pudemos ainda ver vacas e gamos, muitas aves diferentes e sobreiros a perder de vista.

VINHOS CASA SANTA VITÓRIA

Antes do jantar, foi altura de Patricia Peixoto – enóloga residente – de apresentar algumas novidades da casa.

Patricia é de Braga, mas rendeu-se ao Alentejo quando, em 2006, integrou a equipa Santa Vitória. Tem vindo a deixar a sua marca a cada ano e isso inclui substituir algumas castas existentes e menos produtivas por castas portuguesas que mais se adaptam ao clima de Beja.

Acredita que para se fazer bom vinho é necessário, acima de tudo, tratar bem as uvas e aproveitar o melhor da matéria-prima.

O Vila Galé Clube de Campo tem 127 hectares de vinha plantados, dos quais 10 castas são tintas e 6 são brancas, maioritariamente portuguesas.

Nas tintas têm Touriga Nacional, Aragonês, Trincadeira, Syrah, Baga, Alfrocheiro, Tinta Caiada, Cabernet Sauvignon e Alicante-Bouschet.

Dentro das brancas, encontra-se Chardonnay, Arinto, Verdelho, Viosinho, Sauvignon Blanc e Antão Vaz.

No que toca a gamas de vinho, Santa Vitória produz o Versátil, a gama Seleção, Reserva e Grande Reserva.

Entre as novidades a lançar agora em 2022 estão essencialmente brancos e rosés e um Espumante Brut Nature, feito de Baga e Arinto.

Santa Vitória Verdelho 2021

Este Verdelho está cheio de frescura, frutos tropicais, maracujá e lima e com bom corpo devido à batonnage em inox durante três meses. Uma casta que se adaptou bem ao calor de Beja e produziu um vinho delicioso!

Santa Vitória Seleção Rosé 2021

Blend de Alfrocheiro e Baga, duas castas cheias de sabor e personalidade. Este é um rosé muito equilibrado, com acidez e aromas de frutos vermelhos frescos, mas alguma toranja. Final longo e persistente. Apesar de ser o vinho perfeito para um dia de Verão, descontraído com amigos na piscina, aconselho a não beber demasiado frio pois os seus aromas são delicados e elegantes.

Mais tarde, durante o jantar servido numa longa mesa dentro da sala das barricas, também provámos vinhos, mas longe de serem novidades.

Foi a oportunidade de ver o potencial de envelhecimento do vinho Santa Vitória Grande Reserva Tinto, quando provámos não só o 2017 como os mais antigos 2014 e 2013 ainda cheios de vida!

VILA GALÉ CLUBE DE CAMPO

O hotel tem 80 quartos, todos em piso-térreo. No centro, além da sala de pequenos-almoços e restaurante, tem o bar, duas piscinas exteriores e uma piscina interior que faz parte do HealthClub.

Um pouco mais à frente tem a Quinta Pedagógica com vários animais com quem podemos interagir. É, portanto, um hotel bem sossegado e amigável para famílias com crianças.

Passeios de cavalo, de burro ou de charrete, picnics, Jeep Safari, caminhadas, tiro aos pratos, BTT,  paintball, canoagem e viagens de balão de ar quente, são algumas das actividades proporcionadas pelo Vila Galé Clube de Campo

A importância que esta propriedade sempre teve para a população local, vê-se pela via-ferrea que ainda atravessa a herdade. Desactivada em 2017, por esta linha passavam comboios a transportar passageiros de Beja até à Funcheira.

Além do Vila Galé Clube de Campo e dos seus vinhos Santa Vitória, o grupo tem mais um projecto vínico, mas no Douro. Falo do Vila Galé Douro Vineyards e dos vinhos Val Moreira, que ainda não visitei, mas quando o fizer, venho aqui contar tudo!