A melhor forma de aprender sobre vinhos é prová-los! Mas também há muitos livros e filmes sobre o tema que ajudam nesta descoberta vínica

Existe uma imensidão de livros e filmes sobre vinho, mais técnicos, mais leves, mais divertidos, mais intensos…

Neste artigo, junto alguns livros e filmes que coleccionei ao longo de 10 anos a trabalhar na área do vinho, que me ajudaram a aprender e perceber melhor este néctar, ou apenas a entrar no espirito deste mundo incrível!

LIVROS SOBRE VINHO

Especialista em Vinhos em 24 horas
de Jancis Robinson

A Jancis é só uma das maiores, ou mesmo a maior, Master of Wine, jornalista, crítica e escritora de vinhos do mundo! E escreveu um livro de bolso, muito direto e simples de ler com o objectivo de vos deixar especialistas em vinho em 24 horas! Pode parecer um desafio ousado, mas a verdade é que o livro se lê muito bem, está bastante completo e numa linguagem que qualquer um vai perceber.

Branco ou Tinto?
de Joana Maçanita

Joana é uma jovem enóloga que usou o seu conhecimento técnico e a sua personalidade para ajudar os curiosos a perceberem um pouco melhor de vinho. Este livro inclui um questionário para perceber que tipo de consumidor de vinho é. De seguida, responde-lhe a todas as questões práticas sobre este mundo. É um guia essencial com tudo o que precisa de saber para escolher o vinho certo para qualquer ocasião, como comprar, ler um rótulo, abrir uma garrafa, escolher o copo certo e apreciar um bom vinho.

Enogastronomia
de Luis Gradissimo

Um dos temas mais controversos nesta área é harmonização de comida e vinhos. Não é um tema fácil, nem tão linear como se pensa, e por isso o Luis decidiu dedicar um livro inteiro só a este tema e explicar todas as combinações possíveis de como desfrutar da melhor forma o vinho e a comida! – com casos práticos e específicos como Caviar e Champanhe, Chocolate e Vinho ou Stilton e Vinho do Porto.

O Atlas Mundial de Vinho de Jancis Robinson e Hugh Johnson

Um livro escrito pela primeira vez nos anos 70 e já na sua 8ª edição! É, portanto, uma peça imperdível em casa de qualquer enófilo que se preze. Fala do vinho na sua forma mais abrangente, desde solos, castas, viticultura no geral, tipos de vinho de todo o mundo e os seus variados terroirs. Um livro com um tamanho e peso que impõe respeito mas que vale a pena ter.

Wine Folly
de Madeline Puckette

Madeline é escanção e criou um livro técnico para quem gosta de design e aprender de forma mais visual. É infográfico, muito colorido e fácil de consultar. Não só fala de aspectos mais técnicos do vinho, mas também faz uma passagem pelas principais regiões produtoras de vinho no mundo, as suas castas e características dos seus vinhos, não esquecendo claro o nosso Portugal!

The History Of Wine in 100 Bottles
de Oz Clarke

Não conheço outro livro que consiga abordar a história do vinho desde a sua origem na Geórgia no ano 6000 a.C, até aos dias de hoje, de uma forma tão clara, visual e cativante. Através das garrafas de vinho produzidas ao longo dos séculos, Oz Clarke fala-nos de países, de estilos de vinho, de regiões vitivinícolas, de formatos de garrafas, de reis e pestes e de muito mais! Nem o nosso Mateus Rosé, Barca Velha ou Alto Douro Vinhateiro foram esquecidos neste livro.

Barca Velha – A História de um Vinho
de Ana Sofia Fonseca

A primeira colheita do Barca Velha data de 1952 e, até hoje, mantém-se um símbolo de qualidade e carisma máximos. O que Ana Sofia Fonseca faz neste livro, foi voltar ao Douro dos anos 50 para descrever como era a vida de quem trabalhava as vinhas naquela época e como Fernando Nicolau de Almeida criou o vinho mais icónico de Portugal. Com difíceis acessos até ao Vale Meão e com parca tecnologia, a história do Barca Velha é mesmo uma epopeia a ser contada.

FILMES SOBRE VINHO

Sideways (2004)

Este é um clássico para quem gosta de vinhos! Fala de dois amigos que vão em viagem de despedida de solteiro de um deles. O padrinho decide que o destino é a região de vinho de Santa Bárbara, na Califórnia. No meio das peripécias habituais de uma comédia ligeira, o filme passa por várias adegas e vinhas incluindo alguns momentos de prova de vinho. Neste caso, o padrinho é mais entendido que tenta ensinar as maravilhas do vinho ao noivo, mas este só quer beber e divertir-se antes de dar o nó!

Bottleshock – Duelo de Castas (2008)

Falei deste filme no episódio do podcast 5 minutos de vinho sobre Napa Valley na Califórnia. O Bottle Shock é um romance baseado no Julgamento de Paris de 1976.
É uma história real, e retrata a vitória de um vinho californiano numa competição internacional em Paris, contra vinhos franceses muito consagrados. Com alguma ficção e humor pelo meio, e com a participação de excelente actores com Alan Rickman e Bill Pullman.

O Que Nos Liga (2017)

É um filme francês que retrata a história de uma família de viticultores na região da Borgonha. Após a morte do patriarca, os três irmãos reúnem-se para lidar com a herança e os desafios de gerir este negócio de vinhos. O filme explora os laços familiares, os conflitos e as emoções envolvidas na preservação de tradições e amor pelo vinho. Um filme emotivo que retrata bem como é a vida entre vinhas!

Mondovino (2004)

“Mondovino” é um documentário provocativo que explora a indústria do vinho, abordando temas como tradição, globalização e comercialização. O filme revela as batalhas entre negócios de produtores familiares e grandes empresas, as disputas pelo poder nas regiões vinícolas e a influência dos críticos de vinho. Um lado bem diferente e menos romanceado do mundo do vinho que vale a pena ver.

Somm (2012)

Este documentário acompanha de perto o dia-a-dia de quatro sommeliers enquanto eles se preparam para o exame mais difícil do mundo do vinho: o diploma de Master Sommelier. Posso dizer-vos que além de viciante e fascinante, achei este filme algo perturbador, eu sofri com estes quatro escanções e com o nível de exigência e preparação que têm de passar para obter o tão ambicionado diploma!

Red Obsession (2013)

Mais um documentário sobre a crescente procura de vinhos de topo por parte da China e a sua influência sobre o mercado global de vinho. Um filme com mais de 10 anos mas que se mantém muito actual e até chocante no que toca à ambição doentia pelo alcance do status através do vinho. Narrado por Russell Crowe.

Setembro a Vida Inteira (2018)

Da autoria e direcção de Ana Sofia Fonseca, jornalista e escritora portuguesa. Este é um documentário que acompanha o mês de Setembro, mês de vindimas, no Douro. Ouvem-se testemunhos e histórias de pessoas e famílias que trabalham no e para o vinho uma vida inteira. Um filme muito bonito e emocionante!


É verdade que os filmes e livros nos ensinam muito, mas um Workshop de Vinhos ensina muito mais! Junte um grupo de amigos ou colegas de trabalho e faça o workshop “Descomplicar o Vinho”