Em pleno Alentejo, na Vidigueira, encontrei uma herdade tipicamente alentejana com a hospitalidade e simpatia nortenha

Filipe e Sofia, os seus proprietários, ambos naturais do Porto, encontraram na Herdade do Sobroso, na Vidigueira, o sossego e o estilo de vida que os faz feliz, desde 2002.

Aqui dividem funções: ele é enólogo, ocupa-se do funcionamento da adega e da produção de vinhos e ela é a responsável pelas actividades turísticas da herdade.

A Herdade tem uma casa principal onde a D. Josefa, a cozinheira residente, serve todas as refeições do dia.

Em torno dessa casa encontram-se 11 suites (todas elas cuidadosamente decoradas pela mãe de Sofia) assim como uma piscina que tão bem sabe naqueles dias de calor alentejano

enoturismo alentejo

A proposta para esse dia era uma safari pela serra do Mendro a começar às 9h00 da manhã.

Confesso que achei que ia ser difícil acordar tão cedo a um domingo (principalmente depois de termos sido recebidos na noite anterior com um jantar bem tradicional, de sopa de cação e migas com carne de porco, perfeitamente harmonizada pelo vinho Herdade do Sobroso Cellar Selection)… mas enganei-me.

Na verdade, foi um despertar muito fácil! Levantar-me e abrir a janela, ver o sol a subir lentamente sobre a planície alentejana, silenciosamente a aquecer aquele dia de Verão, convenceu-me a sair para a rua e explorar!

Na sala principal já nos esperava um rico pequeno-almoço cheio de miminhos típicos do Alentejo antes de seguirmos de jipe pela serra fora.

E realmente, tenham muito ou pouco tempo disponível, quando vierem visitar a Herdade do Sobroso têm que fazer este safari!

Desde o cimo da serra do Mendro vê-se toda a propriedade, desde a casa e a piscina, aos 52ha de vinha desenhados com régua e esquadro, ao rio Guadiana, ao pomar e olival até Beja lá ao fundo, bem visivel em dias de céu limpo.

Pelo caminho fomo-nos cruzando com tímidas famílias de veados, alguns javalis e claro, uma enorme variedade de pássaros já que este é um local bastante procurado (por portugueses e estrangeiros) para a prática de birdwatching.

Porque tínhamos pouco tempo, nessa manhã apenas nos dedicamos à subida à serra.

Mas, para quem tiver mais disponibilidade e precise de desligar do ritmo da cidade, recomendo a vir passar uns dias ao campo, porque aqui também se organizam viagens de balão sobre o rio, passeios de caiaque no lago ou de barco pelo Alqueva, picnic nas vinhas e claro, visitas à adega e prova dos vinhos Herdade do Sobroso!