A QUEM SE DESTINA

A Formação de Enoturismo destina-se a profissionais de vinho, técnicos de turismo e de enoturismo com experiência nesta área e que queiram aumentar o seu conhecimento e competências.

Formação focada na realidade de enoturismo em Portugal e na Europa, o potencial de desenvolvimento deste sector e casos práticos de todo o mundo, assim como formas de crescer na área. Ideal para quem tem como objetivo trabalhar em enoturismo neste território.

É importante ter noções básicas de vinho e regiões vitivinícolas do mundo.

METODOLOGIA

A Formação de Enoturismo será realizada em tempo real e na plataforma online ZOOM.

Tem duração de 10 horas em grupo, divididas em três blocos. Inclui ainda uma sessão individual com cada participante de 1 hora extra.

PRÓXIMA EDIÇÃO:

Datas por definir – contacte-me para saber mais

  • Quinta e Sexta – Das 18h às 21h30
  • Sábado – Das 10h às 13h00

Limitado a 8 formandos por sessão

INVESTIMENTO

Valor por participante: €225

( inclui IVA e retenção na fonte, para empresas)

A inscrição só é efectiva, para efeitos de atribuição de lugar, após pagamento da inscrição (através do envio de comprovativo do mesmo).

Serviços incluídos no custo de Participação

Os formandos beneficiarão de:

  • Curso online (10 horas de grupo + 1 hora individual)
  • Material audiovisual e educativo
  • Aulas teóricas e apresentação de casos práticos
  • Sessão individual de 1 hora com formadora a realizar numa data compatível para ambas as partes
  • Certificado de Participação na Formação de enoturismo
  • Formação fica gravada integralmente e disponível por um período de 2 meses

PROGRAMA DA FORMAÇÃO DE ENOTURISMO

  • Conceitos de Enoturismo – Origem, Evolução e Presente
  • Conhecer o Enoturista – comportamentos e interesses
  • Diferentes produtos enoturísticos: o que há para além da adega?
  • As rotas do vinho em Portugal – quais são e como funcionam
  • Recursos Humanos – a importância no enoturismo e como os valorizar
  • A Visita: o momento Antes, durante e Depois
  • Técnicas de Venda de vinho na adega
  • O que é Enoturismo de qualidade?
  • Dinamizar uma unidade de enoturismo
  • Enoturismo nas redes sociais e no digital
  • O enoturismo em Portugal e no Mundo – casos de sucesso e boas práticas
  • Como conduzir uma prova de vinho
  • MÓDULO ADICIONAL – Sessão individual de 1 hora com cada participante para discutir caso prático em função da realidade de cada um. Esta sessão é facultativa e acontecerá num horário a combinar entre formadora e formando.  

Quer juntar-se a mim nesta Formação de Enoturismo online?

Inscreva-se aqui ou coloque as suas questões:

    O QUE DIZEM ANTERIORES PARTICIPANTES?

    Gostei muito da forma cuidada e simpática com que a Madalena Vidigal comunica os conteúdos da formação. Por uma lado, partilhando a sua própria experiência e, por outro incentivando à partilha de experiências entre os formandos. Sofia Bacelar, Guia-interprete

    Recomendo esta Formação, não só pela clareza e experiência da formadora, como pela interacção do grupo, com quem também se toma conhecimento do que é feito de bom noutras Adegas.” – Sara, Torre de Palma


    Muito interessante e enriquecedor. Temas super atuais e a possibilidade de troca de experiências tornou a experiência magnifica.” – Jacinta Sobral, Serenada

    Uma maneira rápida de conhecer um pouco mais sobre a realidade do Enoturismo em Portugal e no Mundo com uma pessoa bem informada e dinâmica como a Madalena” – Rodrigo Soares, 1000 Curvas wines


    A formação está muito bem estruturada, com informação relevante e atualizada. ” – Sónia, Manzwine

    De salientar o módulo de redes sociais e digital que atualmente é cada vez mais uma importante ferramenta de comunicação e promoção. Formação extremamente positiva!” – Luis, Caminhos Cruzados


    Madalena’s extensive knowledge and ease at which she shared it was incredibly easy to comprehend, her care and attention to detail demonstrated her passion for Eno tourismo directly.” – Candace Olsen, Vintage Red

    Deu para ver muito conteúdo, partilhar ideias, projectos dos assistentes que foram muito enriquecedores, emfim…que espero que já esteja a preparar qualquer outra formação para assistir sem dúvida.” – Susana Bonnail, Europarques

    PORQUÊ FAZER A FORMAÇÃO DE ENOTURISMO COMIGO?

    Sou licenciada em Direção Hoteleira e Pós-Graduada em Enoturismo. Há 10 anos que me dedico a viajar por Portugal e estrangeiro a aprender sobre o melhor do enoturismo no mundo.

    Estive em Barossa Valley na Austrália, Napa Valley na Califórnia, Casablanca no Chile, Bordéus em França, Judean Hills em Israel, Tokaji na Húngria, Jerez e Rioja em Espanha. E claro, Portugal do Vinho Verde ao Algarve e ilhas.

    Criei o Entre Vinhas em 2015, o primeiro blog em Portugal inteiramente dedicado ao tema do enoturismo e em 2021 lancei o podcast “5 Minutos de Vinho” para desmistificar o vinho.

    Desde 2017 que sou docente do ISLA de Santarém na Pós-Graduação de Wine Marketing & Events leccionando “Produtos e Destinos de Enoturismo”.

    Em 2022 fui moderadora de debates no âmbito do enoturismo nas X Jornadas do Enoturismo em Santarém, e no Simpósio online da Wine2Help.

    Enoturismo começou por uma paixão que se tornou a minha vida profissional e quero partilhar todo esse conhecimento consigo!

    PERGUNTAS FREQUENTES

    1. Não tenho conhecimento de vinho, posso fazer a Formação de Enoturismo?

    O Nível 2 da formação destina-se a profissionais que já tenha experiência na área do Enoturismo. A intenção é aprofundar diversos temas e discutir ideias e desafios em conjunto. Se não tem experiência em vinhos ou enoturismo, ou está a dar os primeiros passo, o curso ideal para si é o Enoturismo: Como Começar

    2. Não vivo em Portugal mas quero assistir à formação

    Para participar basta que tenha ligação à Internet, a plataforma Zoom instalada e aceder à formação no horário definido em GMT 0 (horário de Portugal). Se reúne todas estas condições, pode-se inscrever e assistir de qualquer parte do mundo!

    3. A Formação de Enoturismo é apenas em português?

    Sim, neste momento a formação apenas está disponível em português. Se a sua nacionalidade for outra mas fala/entende português, fale comigo para encontrarmos a melhor solução. Já tive participantes de Portugal, Brasil, Espanha e Estados Unidos na formação!

    4. Em que consiste o Módulo Adicional?

    É uma hora para usar de forma livre. Se quiser aprofundar algum dos temas falados na formação, se quiser apresentar dúvidas que não se lembrou ou não teve oportunidade durante as sessões de grupo, se tem uma ideia para a sua adega e quer ouvir a minha opinião, ou qualquer outro tema na área de vinho e enoturismo.

    5. Em que consiste o Certificado?

    Sou formadora certificada pelo IEFP (curso Formação de formadores). Envio um certificado de participação, pois não existe nenhum elemento de avaliação.