Mais de 120 adegas e rotas de Portugal, Espanha e Itália juntam-se em Março para a terceira edição da Feira Internacional de Enoturismo
A terceira edição da FINE – Feira Internacional de Enoturismo – vai reunir nos dias 1 e 2 de Março em Valladolid mais de 120 adegas, hotéis e destinos de enoturismo de Portugal, Espanha e Itália, juntamente com 70 operadores turísticos e agências de viagens de 13 nacionalidades.
A Feira está organizada em torno de três espaços de trabalho complementares: exposição comercial, área de entrevistas com compradores nacionais e internacionais e dias de formação com a intervenção de especialistas em áreas como marketing, vendas ou inovação no enoturismo.
PROGRAMA #WineTourismExpo
A comercialização, as histórias de sucesso e a análise de diferentes modelos de enoturismo serão alguns dos temas abordadas no programa dos dias 1 e 2 de março.
Sessões dia 1 de Março
- Conferência do vice-presidente e diretor geral da American Express Global Business Travel para Espanha e Itália, Luis Dupuy de Lôme, sobre as previsões do turismo MICE para este ano e as oportunidades oferecidas pelo enoturismo.
- Mesa-redonda: Grupo Freixenet e a agência Patterson Travel, sobre exigências dos clientes para incentivos.
- Mesa-redonda: O combate à sazonalidade e como otimizar os recursos enoturísticos para o encontro e incentivo ao turismo, com o presidente da confederação de agências de viagens, Carlos Garrido, o presidente da DMC Espanha, Fay Taylor, e o diretor comercial da WOW Porto.
- Workshop: Marketing de enoturismo MICE em canais online e offline, conduzido por Alicia Estrada, Diretora de Marketing e Comunicação do Guild of European Business Travel Agents (GEBTA)
Sessões dia 2 de Março
- Apresentação da chefe do Departamento de Inteligência e Competitividade do Mercado da Organização Mundial do Turismo (OMT), Sandra Carvão, com uma visão global do enoturismo, ligação ao desenvolvimento rural e sustentabilidade.
- Mesa-redonda: Presidente da OPC Espanha, Matilde Almandoz, e a Rota dos Vinhos de Ronda e Málaga, destino considerado entre os cinco melhores para congresso, reunião e incentivo ao turismo.
Desde o início que a FINE está empenhada num perfil internacional, tanto na oferta como na procura.
Portugal desempenha um papel fundamental nesta feira, com a participação da Viniportugal e das mais importantes adegas e rotas do país.
Este ano, a Itália voltará a ter representação através de empresas como os Vinhos Toscana Il Borro.
Já de Espanha, estarão presentes referências como Abadía Retuerta, Dehesa de los Canónigos, Protos, Pago de Carraovejas, Enate, Arzuaga Navarro, Viña Costeira, Castilla Termal, Grupo Faustino, Parés Baltá, Freixenet, Torres, entre outros.
Tudo adegas que Alberto Alonso, director geral da Feira de Valladolid, considera bons “Exemplos de como desenvolver o enoturismo em diferentes territórios, com propostas em que a gastronomia, a natureza ou a cultura são as narrativas do turismo”
Além do programa geral da feira, a FINE organizou um dia extra para dar a conhecer à imprensa internacional a região de Ribera del Duero.
Terei o privilégio de me juntar a esse grupo e visitar reconhecidos produtores da região como Pago de Carraovejas, Abadía Retuerta e Bodega Protos.
Depois de Rioja e Jerez, é com grande entusiasmo que vou explorar um pouco mais dos vinhos de Espanha com este programa!
Acordos de colaboração
A FINE é um projeto que tem a colaboração e apoio de empresas e instituições públicas como a Câmara Municipal de Valladolid, a Junta de Castilla e León, a Diputación de Valladolid, a Câmara de Comércio e Turespaña.
Além disso, a Feria de Valladolid assinou acordos de colaboração com entidades profissionais ligadas ao enoturismo e ao turismo de encontro para promover esta atividade.
Entre eles estão a Federação Espanhola de Vinhos, Fórum de Marcas Espanholas de Renome, a Confederação Espanhola de Agências de Viagens, OPC Espanha, Espanha DMC’s, Acevin, etc.
Mais informação:
Data: 1 e 2 de Março de 2022
Horário: 9.30 a 18.30
Local: Feria de Valladolid (Avda. Ramón Pradera, 3)