Eventos de Enoturismo: 2024 estará repleto de oportunidades para aprender mais sobre enoturismo e fazer contatos por todo o mundo

Para estar a par de tudo o que se passa no mundo do vinho e saber quais as tendências do enoturismo para 2024, aqui ficam alguns dos eventos nacionais e internacionais em que se pode inscrever.

Prepare a sua agenda, principalmente Março, que vai ser um mês intenso no que toca a eventos de enoturismo!

WINE & TRAVEL WEEL 2023

Wine & Travel Week | Essência do Vinho – Porto, Portugal

  • 18 a 25 de Fevereiro

O Wine & Travel Week é um evento dedicado à promoção do enoturismo. Vai reunir profissionais e key players de todo o mundo em torno de 4 eventos integrados: uma Feira Profissional, um Fórum sobre Inovação e Sustentabilidade, um programa de experiências e visitas às regiões turísticas, e a Essência do Vinho – Porto 2024. A missão é de promover, comercializar conhecer e acompanhar as tendências e o papel do mundo do enoturismo como líder de inovação e sustentabilidade.

Mais informação: httpss://www.winetravelweek.com/

Bolsa Turismo de Lisboa (BTL) – Lisboa, Portugal

  • 28 Fevereiro a 3 de Março

É com muito entusiasmo que tenho verificado, pelos menos nos últimos 19 anos em que frequento a BTL, que o enoturismo está a ganhar mais e mais destaque. Produtores de vinho de todo o país estarão representados, tanto junto dos seus concelhos e regiões turísticas como terão também um espaço dedicado ao enoturismo num dos pavilhões. Poderá assim conhecer novas unidades de enoturismo, a sua oferta e como os visitar

Mais informação: httpss://www.fil.pt/evento/btl-4/

Feira Internacional de Enoturismo (FINE) – Valladolid, Espanha

  • 13 e 14 de Março

A Feria de Valladolid prepara-se para a quarta edição da FINE #WineTourismExpo, o evento para profissionais do enoturismo a realizar nos dias 13 e 14 de março de 2024. Produtores de vinho, destinos enoturísticos, operadores turísticos e agências nacionais e internacionais são os protagonistas deste evento.

FINE #WineTourismExpo é o evento pioneiro na Europa dedicado exclusivamente a profissionais do enoturismo. Desde o início tem tido o apoio de emblemáticas adegas, territórios, instituições públicas e associações profissionais do setor.

Mais informação: httpss://feriavalladolid.com/fine-expo/

IWINETC 2023

International Wine Tourism Conference (IWINETC)

  • 23 e 24 de Março

O IWINETC é considerado um dos principais eventos internacionais de enoturismo e gastronomia e conta com 3 objetivos: fornecer educação, oportunidades de negócio e o eventos de networking.

Cada ano, é escolhida uma cidade diferente pela Europa para receber este evento. 2024 é o ano de Plovdiv na Bulgária assumir o palco de mais uma edição do IWINETC, destinados a profissionais do vinho e enoturismo.

Mais informação: https://www.iwinetc.com/2024bulgaria/

Women in Wine Expo

  • 8 a 10 de Maio

Women in Wine Expo (WIWE) é a primeira e única comunidade global de mulheres empreendedoras no setor do vinho, que querem expandir seus conhecimentos e construir seus negócios.

Este evento mobiliza profissionais do vinho de todas as áreas de especialização para se envolverem com consumidores, pares e líderes de pensamento em um ambiente seguro e neutro sobre as questões de hoje e as possibilidades para o futuro.

O Women in Wine Expo acontece todos os anos num país diferente, mas de relevância vitivinícola.

O primeiro WIWE aconteceu em 2019 na Bélgica, em 2022 teve lugar na Geórgia, em 2023 foi a vez de Londres receber o evento. A edição de 2024 vai mesmo acontecer em solo nacional, mais concretamente na região vitivinícola do Douro.

Mais informação: https://www.womeninwineexpo.com/

eventos enoturismo 2024

8th UNWTO Global Conference on Wine Tourism

  • 11 a 13 de Setembro

A 8ª edição da Conferência Global de Turismo da Organização Mundial do Turismo (OMT) terá lugar em na Arménia em 2024.  A Conferência tornou-se um fórum internacional líder sobre tendências, ferramentas e oportunidades para promover o enoturismo.

Mais informação: https://www.unwto.org/8-UN-Tourism-Global-Conference-Wine-Tourism

Proporciona uma oportunidade para especialistas e profissionais, bem como destinos consolidados e emergentes neste segmento turístico para trocar conhecimentos e experiências.

  • 11 a 16 de Novembro

“Uncorking Alentejo” é o mote do evento pretende promover o melhor do enoturismo português junto dos principais mercados internacionais e, simultaneamente, potenciar a marca “Portugal Wine Destination”.

O programa inclui a realização de um workshop B2B, em Évora, onde cada participante terá a oportunidade de apresentar a sua oferta a 30 compradores internacionais da Europa, Brasil, Canadá e Estados Unidos da América e, ainda, experiências imersivas exclusivas dividas entre as sub-regiões do Alentejo.

Mais informação em https://www.excelenciadeportugal.com/wine-destination-portugal

jornadas do enoturismo 2023

XII Jornadas do Enoturismo

  • Novembro

Em 2022 celebraram-se as X Jornadas do Enoturismo a provar que este é um evento que faz sentido em Portugal e que cada ano se acrescentam novos temas, novos oradores, novos debates.

Este é um evento “itinerante” organizado pelo Turismo do Centro juntamos com cinco Comissões Regionais Vitivinícolas: Beira Interior, Dão, Tejo, Bairrada e Lisboa. Este ano a região-anfitriã será a Bairrada.

Mais informação: https://www.jornadasdeenoturismo.pt/