Se está a pensar começar um podcast, tem aqui 7 passos para criar um podcast que as pessoas vão querer ouvir!
Criar um podcast parece mais complicado do que na realidade é! Para lançar o meu 5 Minutos de Vinho tive que fazer alguma pesquisa, perder algum tempo, tentar e errar…
Mas para que não tenha que passar por isso e começar já a gravar, deixo aqui 7 dicas de como começar um Podcast.
Pensar num tema que as outras pessoas queiram ouvir. Até pode achar que tem um tópico super interessante, mas se mais ninguém pensar igual, acaba a falar sozinho, literalmente. Portanto se vai gastar tempo, energia e eventualmente, dinheiro, que seja em algo que pode alguma forma ser útil para os outros ouvirem.
Com isto, pense num nome chamativo. Um nome curto, que fique no ouvido e que deixe claro do que se trata o podcast.
No meu caso, 5 Minutos de Vinho é bastante claro do que se vai falar e qual a duração. Tem uma boa sonoridade e memoriza-se bem, o que também é importante.
Pense também num tema que possa ser prolongado por vários episódios. Convém que o seu tema tenha “sumo” para uma temporada com alguns episódios e não esgotar o assunto rapidamente.
Deve pensar quantos episódios quer lançar, qual a duração ideal de cada um e com que frequência.
Todos estes detalhes são importantes para o sucesso e longa vida do podcast.
Pode ser uma imagem da sua cara ou uma imagem do tema de que fala no podcast, mas é importante que seja cativante e sugestivo.
Há muitos programas onde o fazer, eu fiz o meu no Canva, gratuito, muito intuitivo e com variedade de funções por isso recomendo.
Mais detalhado ou mais improvisado, é importante ter alguns tópicos ou uma linha condutora para que não se perca no tema.
Porque pode-lhe parece divertido estar a improvisar frente ao microfone, mas depois para o ouvinte pode não fazer sentido, perde-se no seu discurso e desiste do episódio.
Ter um guião também ajuda a controlar o tempo e não exceder a duração que estabeleceu para o podcast.
AH! Uma coisa muito importante: crie o episódio 0. Neste episódio vai-se apresentar, explicar de que fala o podcast, porque escolheu aquele tema e, se for relevante para o assunto, falar da sua formação profissional. Isto para que os ouvintes o conheçam e criem desde logo uma relação emocional consigo.
Não sendo obrigatório – é totalmente facultativo e ao critério de cada um – acho recomendável fazer um pequeno investimento. As duas únicas compras que fiz para o meu podcast foram: um microfone e uma música.
Pode achar que o som do seu telefone ou computador é perfeito e não precisa de um microfone, mas normalmente os microfones estão preparados para reduzir ruídos de fundo e acabam por criar um som mais limpo.
Mais uma vez temos que pensar em quem nos ouve. Se o som for amador, as pessoas não vão conseguir ouvi-lo muito tempo. Se por outro lado, a sua voz sair clara e melodiosa, torna-se mais agradável de ouvir.
Comprei o meu microfone de mesa na Amazon onde tem imensos formatos e preços.
Quanto à música, também decidi comprar, embora haja muitas músicas gratuitas. Mas ao comprar um som, reduzo a hipótese de outra pessoa usar a mesma música noutro podcast. Por isso a música de inicio do 5 Minutos de Vinho (que é mesma de fundo durante cada episódio), comprei no site Audio Jungle
Existem diferentes softwares de edição de som, alguns computadores já têm alguns programas de origem.
Eu aprendi a usar o Audacity (utilização gratuita) que me parece bastante completo. É possível criar várias faixas de som em simultâneo e editar o áudio de várias maneiras. Recomendo explorar todas as funcionalidades e encontrar o formato melhor de enriquecer o seu podcast.
Ainda sobre o som, algo que recomendo é, além de ser um som limpo e claro (o microfone, como eu já disse, ajuda muito nisto) importa que o volume da voz, música e efeitos sonoros esteja ao mesmo nível. Para que a voz não esteja muito baixa e a seguir vem uma música, quase aos gritos!
Antes de publicar... recomendo ter já cerca de 3 a 4 episódios gravados. Isto para que arranque com o podcast já com algum conteúdo para “agarrar” os ouvintes.
Se lançar o podcast apenas com um episódio, não está a criar ritmo e não gera audiências. Faça do seu podcast um programa com determinada cadência (semanal, quinzenal, diário, se quiser) para criar habituação a quem está do outro lado a ouvir.
Assim, no lançamento, publique logo 3 episódios para a audiência conhecer o seu estilo, habituar-se à voz, ficar com vontade de ouvir mais! Depois pode entrar no ritmo de publicação que definiu para o seu podcast.
Para alojamento do podcast eu usei a plataforma Spotify for Podcasters (antiga Anchor)
Este é o lugar “âncora” do podcast. É aqui que introduz cada episódio (ou ficheiro WAV do Audacity) e tem logo opção de distribuir para várias plataformas como Spotify, Apple Podcast, Castbox e outras.
Actualmente a oferta de podcasts é imensa e, portanto, a concorrência também. É muito importante divulgar o seu programa desde o primeiro dia para começar logo a crescer em audiência.
Se já tem uma rede social dinâmica, já construiu a sua comunidade, então aproveite-a para divulgar o podcast.
Pode também optar por criar um novo perfil de Instagram só para divulgar cada novo episódio do podcast e assuntos relacionados com o seu tema.
Outra hipótese é criar um blog dedicado ao podcast e posso adiantar que o WordPress está bastante preparado para esse efeito, basta fazer uma pesquisa rápida e tem várias tutoriais.
Não espere que esteja tudo perfeito para começar! O primeiro episódio vai sair mal, vai gravar e apagar várias vezes, não vai acertar com o funcionamento do micro e não vai gostar da sua voz.
Avance na mesma. Sei por experiência de 70 episódios do 5 Minutos de Vinho, que são precisos alguns episódios para que a coisa comece a fluir e tudo se torne mais natural.
Agora ponha o seu podcast cá fora, sem medos 😊