Quer trabalhar em Enoturismo… Mas não sabe como começar? Neste artigo dou sete dicas úteis para iniciar o seu percurso na área do Enoturismo
O enoturismo é uma área fascinante. Junta duas actividades em crescimento em Portugal e no mundo: o turismo e o vinho.
É um sector muito completo, onde se aprende muito sobre cultura, tradição, agricultura, natureza, relações pessoais, gastronomia…. E por isso há cada vez mais produtores de vinho a abrir portas ao enoturismo e, consequentemente, mais procura de emprego nesta área.
Se gostava de trabalhar em Enoturismo mas não sabe por onde começar, leia neste artigo sete dicas úteis para começar o seu percurso no enoturismo, a partir de hoje!
FAZER ENOTURISMO
Isto parece um pouco básico… mas é sem dúvida a melhor forma de aprender sobre este sector.
Comece pela sua região de residência, passar uma tarde numa adega. Depois pegue no carro e vá mais longe. Aos poucos percorra o país ou mesmo o mundo, um país de cada vez.
Visitar adegas, conhecer os diferentes estilos de enoturismo, as diversas dimensões, ver como cada produtor recebe e organiza as suas visitas, e, claro, começar a criar contactos são o primeiro passo para aprender sobre este sector.
IR A FEIRAS DE VINHO
Um pouco no seguimento do ponto anterior, é frequentar feiras para conhecer as caras do mundo vinho e dar-se a conhecer às pessoas do meio. O chamado “ver e ser visto” é muito importante! Aqui já pode fazer uma boa seleção das adegas que quer visitar posteriormente.
Quem diz feiras de vinho, diz também feiras de turismo. Não esquecer que estamos a falar de ENOTURISMO e este está cada vez mais representado em feiras como a BTL – Bolsa Turismo de Lisboa por exemplo.
TER UM PERFIL DE LinkedIn
Eu chamo-lhe a rede social mais profissional de todas. Se quer entrar no mundo do vinho e enoturismo, crie um perfil de LinkedIn (se já tem, certifique-se que está actualizado).
Faça como noutras redes sociais e siga pessoas e empresas do seu interesse profissional, adira a foruns e grupos de interesse.
Depois é necessário ser activo na plataforma, interagir com pessoas da mesma área e porque não, publicar ou partilhar artigos para que a sua rede comece a reparar em si!
O LinkedIn tem também a possibilidade de activar notificações de vaga de emprego, basta preencher as funções que tem interesse em desempenhar e mais tarde ou mais cedo começam a surgir ofertas.
FAZER UM ESTÁGIO DE VINDIMA
Remunerado ou não, é uma mais-valia ter experiência de adega no seu CV.
Eu fiz um estágio de vindima logo no início do meu percurso nos vinhos (não remunerado até) e aprendi imenso, por isso, recomendo! Ficamos a perceber melhor a parte da produção de vinho, trabalhos da adega, todos os materiais que se usam…
E, mais uma vez, fazemos contactos e até amizades para a vida! Porque comigo, estavam também a estagiar pessoas de todo o mundo com quem aprendi e mantenho contacto ainda hoje!
FAZER A CERTIFICAÇÃO WSET – Wine&Spirit Education Trust
Também foi das primeiras formações que fiz assim que comecei a gostar de vinho. WSET é uma certificação de vinhos com reconhecimento internacional e por isso, válida em qualquer parte do mundo onde queira trabalhar. Mais um bom elemento paara acrescentar ao seu CV
Os níveis 1 e 2 são bastante acessiveis a quem está a iniciar por isso pode avançar! Depois, com experiência e alguma coragem, avance para os restantes níveis.
Com o WSET vai aprender e provar bastante vinhos do Velho e Novo Mundo e ficar logo com uma ideia muito abrangente dos diversos estilos produzidos nas mais famosas regiões mundiais.
SABER O QUE ESPERAR
O que quero dizer com isto é que Enoturismo não é um trabalho de escritório das 9h às 17h, nem de segunda a sexta e é preciso estar bem ciente disso quando se candidatar a um trabalho numa adega.
Também não terá apenas uma função, visto que o enoturismo é uma actividade ainda bastante sazonal e é natural que, nas alturas mais calmas, seja necessária ajuda a rotular vinho, ajuda na vinha, algum trabalho mais comercial e administrativo, enfim, o que for preciso fazer!
Isto acontece ainda mais em estruturas pequenas em que toda a gente faz um pouco de tudo.
Mas isso não é obrigatoriamente mau, antes pelo contrário! Ser multi-tasking so lhe vai ensinar ainda mais sobre o funcionamento de uma adega e sobre o mundo do vinho (que, lamento informar, não é só beber!!!)
FAZER O MEU CURSO Enoturismo: Como Começar
Criei este curso exactamente a pensar em si, que quer trabalhar em Enoturismo mas não sabe por onde começar!
Ao longo de 10 módulos em videos pré-gravados, dou-lhe bases sólidas e essenciais para iniciar o seu percurso no mundo do enoturismo.
Gostava de saber mais? Leia mais informações nesta página!
Mas o melhor concelho que lhe posso dar é:
Não se aprende tudo sobre Enoturismo de um dia para o outro. É uma aprendizagem continua, uma pesquisa diária e muita vontade de saber mais. Mas,com dedicação, vai conseguir trabalhar em Enoturismo!