A Beira Interior tem enoturismo? Tem sim! Não é muito conhecido e por isso é tão especial

 

Quando falo da região de vinhos da Beira Interior falo de concelhos como a Covilhã, Manteigas, Guarda entre outros. A maioria dos enoturismos encontram-se nas imediações do parque natural da Serra da Estrela, o que lhes garante paisagens deslumbrantes!

É o caso da Quinta da Vargem, propriedade da família Almeida Garrett,  produtores dos vinhos com o mesmo nome. Descendentes do escritor Almeida Garret, produzem essencialmente vinhos a partir da casta Chardonnay trazida pela família de França para Portugal.

A partir dela criaram um espumante único muito elegante e saboroso, que num concurso internacional de champanhes foi confundido com um verdadeiro champanhe. A casa da Quinta da Vargem pertence à família desde os anos 50 e foi recentemente recuperada para enoturismo, onde têm as portas abertas para os visitantes.

Além de oferecerem estadia nos seus 9 quartos e uma piscina, organizam ainda actividades como provas de vinho, colheita de frutos vermelhos e cogumelos e caminhadas pela mata, entre outras.

_20150407_153453

_20150407_164402

Um pouco mais perto da Guarda, o presidente da Comissão Vitivinícola da Região da Beira Interior produz vinho na Quinta dos Termos.

Entre os 120 hectares de vinha tem duas castas especialmente interessantes: a Fonte Cal – uma casta branca quase em extinção que foi recuperada aqui na quinta – e a Rufete – o pão dos pobres, (antigamente servia-se vinho Rufete como alimento, por ser uma casta tinta muito saborosa e com grande rendimento).

Aqui não têm alojamento mas organizam-se diversas actividades, todas relacionadas com o vinho e a vinha.

 _20150408_171623

Fiquei a dormir na Casa das Penhas Douradas…. sabem aqueles lugares que são simples  e confortáveis e por isso fazem-nos sentir em casa? Este é um desses lugares!

Lá no alto, a 1500 metros de altura, uma casinha com 18 quartos, SPA , piscina interior e diversos recantos e salas de estar com lareira e livros, fez-me esquecer o frio e o vendaval assustador que estava lá fora!

Não vi a Casa das Penhas Douradas rodeada de neve, o que me obriga, definitivamente, a lá voltar! 🙂

_20150408_104244

_20150408_121023

Descendo daí para Manteigas, recomendo vivamente uma visita à Burel Factory. Aqui realmente faz-se magia! Com máquinas gigantes dos anos 20, transforma-se a lã de ovelha em mantas coloridas, casacos, sapatos, mochilas, sofás e outras peças de decoração.

Eu parecia uma criança fascinada com tantas cores e padrões, até porque o burel além de originar peças bonitas, é uma arte única no país!

Resumindo: entre vinhas, riachos e rochedos, ovelhas e burros, há muito para visitar na Beira Interior!

_20150409_104810

Subscreva para receber cada novo artigo no seu email