Vinho com Prazer: no dia mundial dedicado ao amor, falo de como o vinho pode ajudar a tornar a nossa vida mais romântica
Digo sempre que o vinho tem uma função no mundo: dar-nos prazer!
A ligação do vinho ao prazer não vem de hoje. Baco e Dionisio, eram os deuses romano e grego respetivamente, do vinho e não só.
Eram também deuses da festa, da fertilidade, da folia e do desejo sexual. Mais especificamente na Roma Antiga, o culto a Baco, estava associado a festivais e rituais conhecidos como Bacanais.
Os Bacanais eram celebrações que envolviam danças, música, teatro e consumo de vinho em abundância. Essas festas eram realizadas para honrar o deus Baco e buscar a sua proteção, bem como para celebrar a fertilidade da terra e das vinhas.
O excesso, a extravagância, o exagero estavam sempre bem presentes nestas festas!
Quero com isto dizer, que não há porque associar o vinho apenas a momentos solenes, de muita seriedade, de elite, de gente velha, de formalismos, apenas para snobs e entendidos.
O vinho é para todos os momentos, inclusivamente para momentos mais íntimos a dois (ou apenas um, porque não) de relaxamento e celebração do prazer.
O vinho é uma bebida sexy, torna as pessoas mais bonitas e interessantes, ajuda-nos a desinibir e faz-nos sentir mais atraentes.
Em quantidades moderadas, o vinho pode agir como um relaxante natural. É um elemento que pode ajudar e muito num first date, quando normalmente estamos mais nervosos e queremos impressionar o nosso par.
Se segue o podcast 5 Minutos de Vinho, já tem muito tema de conversa em torno do vinho para quebrar o gelo e nervosismo de qualquer encontro amoroso.
Ao quebrar a tensão inicial, o vinho ajuda a criar um clima mais descontraído e propício à conexão emocional e até mesmo física, entre duas pessoas.
Sabe-se ainda que os antioxidantes presentes no vinho tinto, podem ajudar na circulação sanguínea, e uma circulação saudável é fundamental para uma experiência íntima mais satisfatória.
Mas nada de excessos! Quando bebido em demasia, o vinho terá o efeito totalmente contrário… além de não ser nada sexy ver uma pessoa alcoolizada, acabamos a fazer figuras ridículas frente à pessoa que queremos seduzir, já para não falar que a performance (falando agora particularmente para os cavalheiro)… Poderá ser memorável pelas piores razões!
Para ajudar a criar um ambiente mais romântico e intimista num próximo encontro que tenha – seja o primeiro ou não, porque mesmo nas relações de longa data há que manter a chama acesa – falo-lhe de alguns alimentos afrodisíacos e a melhor harmonização com vinho.
Alimentos que ajudam a aumentar a sensualidade e despertar paixões
- Ostras: As ostras são consideradas um dos alimentos afrodisíacos mais clássicos. É famosa a combinação de ostras e espumante branco e quem sou eu para discordar!
- Chocolate: Quanto mais escuro melhor e é muitas vezes associado ao romance, e se for acompanhado por um vinho tinto intenso e jovem ou por um vinho do Porto Vintage, ainda mais excitante será a experiência.
- Gengibre: O gengibre é conhecido por aumentar a circulação sanguínea e estimular os sentidos. Combina bem com um vinho rosé leve ou até mesmo um vinho branco mais frutado.
- Morangos: são frutas doces e vibrantes que podem ser acompanhadas por um vinho espumante, ou um vinho branco jovem, ligeiramente frisante para realçar o romantismo
- Amendoim: Os frutos secos ficam sempre muito bem com vinhos brancos envelhecidos em madeira, que desenvolvem aromas de pão tostado e brioche.
- Açafrão e pimenta: aumenta a produção de endorfina e serotonina, associadas ao prazer e bem-estar. Ambas as especiarias vão resultar muito bem com vinho tinto robusto com envelhecimento em madeira e taninos macios.
- Vinho tinto: sim, o próprio do vinho é afrodisíaco. Contém resveratrol, um antioxidante que pode melhorar a circulação sanguínea e aumentar a sensibilidade.
Sugestão de menu afrodisíaco e harmonização com vinho
Entrada:
Ostras frescas com um toque de limão. Harmonização: Vinho branco seco e frutado, como um Encruzado do Dão.
Prato Principal:
Salmão grelhado com molho de gengibre e mel. Harmonização: Vinho rosé leve e refrescante, como um Rosé da costa alentejana
Acompanhamento:
Espargos grelhados com azeite e toque de alho. Harmonização: Vinho branco seco, Arinto de Bucelas
Sobremesa:
Fondue de chocolate com morangos. Harmonização: Vinho do Porto Vintage ou um vinho tinto elegante, um Negra Mole do Algarve