Alma do Vinho: um evento para amantes de vinho, com provas, debates e muita animação

Está a chegar o maior festival de vinhos da região de Lisboa. De 15 a 18 de setembro, o festival Alma do Vinho vai transformar Alenquer num paraíso para todos os winelovers, mas com muito mais para descobrir.

O certame destaca-se pela singularidade e procura evidenciar Alenquer como motor vitivinícola da região de Lisboa, mas também prestar homenagem aquela que é, desde tempos imemoriais, a principal atividade económica do concelho.

A duas semanas do início, é altura de dar a conhecer o programa completo do festival, que promete atrair milhares de pessoas ao Parque Urbano da Romeira.

Às tradicionais provas comentadas, juntam-se diversas provas com showcooking, levadas a cabo por chefs de referência. Todas estas atividades são gratuitas.

A programação contempla ainda um concurso de vinhos para curiosos, provas premium, conferências, música ao vivo, espetáculos para crianças e de magia, corridas de barricas ou recriações etnográficas da adiafa.

Todos os dias serão antecedidos de programas enoturísticos (10h), que contemplam visitas a quintas produtoras de vinho no concelho, com prova e almoço regional, incluindo transportes entre Lisboa e Alenquer, bem como a entrada no festival.

Luís Trigacheiro, Vitor Kley, Xutos & Pontapés e Fernando Daniel preenchem o cartaz musical do evento.

A Câmara Municipal de Alenquer é a promotora do festival Alma do Vinho, que conta com o apoio da Vinhos de Lisboa, Crédito Agrícola, Turismo do Centro, Oeste Portugal, Mazda, Nicola, Rádio Comercial e Valorsul.

De 15 a 18 de setembro, todos os caminhos vão dar a Alenquer, a apenas meia-hora de Lisboa. Os bilhetes diários vão dos 5€ aos 10€ e estão disponíveis para compra nos locais Habituais e em almadovinho.pt

As portas do recinto abrem às 18h nos dois primeiros dias, já no sábado e domingo abrem às 12h. Os stands dos produtores abrem à mesma hora, exceto no fim de semana (15h), com mais de 300 vinhos para prova gratuita.