No Alentejo, existem várias adegas com restaurantes deliciosos que merecem a sua visita!

Quem é que não gosta de comer bem, quando visita o Alentejo? E se o restaurante for dentro ou próximo de uma adega e ainda puder fazer enoturismo ao mesmo tempo?

A pensar em todos os gastrónomos e amantes de vinhos que visitam a região, fiz uma seleção de sete adegas com restaurante no Alentejo. Espero lhe ponham água na boca e vontade de marcar já mesa!

NOTA: Todos os restaurantes estão abertos ao público mas é necessário reserva prévia

HERDADE DO ESPORÃO, REGUENGOS

Aberto desde 1997, o restaurante da Herdade do Esporão já passou pelas mãos de diversos talentosos Chefs. Neste momento é Carlos Teixeira que comanda o fogão e todo o seu menu é criado com base em 3 lemas: produtos locais, produtos da estação e desperdício zero.

Em 2021 obteve pela primeira vez 1 Estrela Michelin tornando-se o único restaurante do Alentejo com estrela, neste momento.

Além da ementa criativa e bem confeccionada, a vista da sala de refeições realmente ajuda a disfrutar ainda mais do almoço.

Prato favorito: Borrego, arroz de forno e laranja

Vinho a harmonizar: Esporão Private Selection tinto

Horário: Almoços entre 12h30 e 15h30 de Quarta a Domingo. Encerra Segunda e Terça-feira


QUINTA DO QUETZAL, VIDIGUEIRA

enoturismo quetzal

Quando fizer reserva para o restaurante, vão-lhe sugerir que antes, faça uma visita à adega. Recomendo a aceitar!

A adega funciona toda por gravidade e na sala de barricas, o vinho envelhece ao som de canto lírico. A Quinta do Quetzal tem 40 hectares de vinha onde se privilegiam as castas portuguesas, principalmente nos brancos. O Antão Vaz é rei e isso também se percebe quando chegamos à mesa.

Aqui, o Chef João Miguel Mourato traz o melhor dos sabores alentejanos de forma elegante e algo moderna, a combinar com espirito artístico e inovador do Quetzal.

Prato favorito: Lagostim de rio, papada de porco e gema de ovo

Vinho a harmonizar: Quetzal branco Família Grande Reserva 2014

Horário: Almoços a partir das 12h30 de Quarta a Domingo; jantar Sexta e Sábado. Encerra Segunda e Terça


TORRE DE PALMA, MONFORTE

A aldeia romana de Torre de Palma dá o mote para este hotel vínico no meio do Alentejo. Tem 19 quartos, piscina, spa, picadeiro e um restaurante.

No Palma, o Chef Miguel Laffan – já habituado aos sabores alentejanos – criou um conceito de cozinha moderna alentejana de ambiente acolhedor e familiar.

Croquetes de borrego, arroz de lavagante azul, cachaço de porco ou texturas de framboesa são pratos que se podem degustar no Palma harmonizados por vinhos da casa mas também de outros produtores da região.

Prato favorito: Croquetes de borrego

Vinho a harmonizar: Torre de Palma Reserva da Família tinto

Horário: Todos os dias almoço e jantar


HERDADE DO SOBROSO, VIDIGUEIRA

A Herdade do Sobroso é a perfeita combinação do conforto alentejano com a hospitalidade nortenha, através de Filipe e Sofia que deixaram o Porto para criar este pequeno paraíso à beira do Guadiana.

Na cozinha, quem manda é a D. Josefa que cozinha para os hóspedes como se estivesse a cozinhar para a sua família!

Prato favorito: Sopa de cação

Vinho a harmonizar: Herdade do Sobroso Barrique Select Branco

Horário: Todos os dias 13h00 às 15h000 e 20h00 às 22h00


THE FOLLY – HOWARD’S FOLLY, ESTREMOZ

camarão kadaifi

O restaurante The Folly, integra a adega Howard’s Folly e está nas mãos do Chef Hugo Bernardo. Formado em gestão hoteleira, trabalhou vários anos como director de hotéis.

A vida de Bernardo deu muitas voltas até que foi dar a Estremoz. Aqui junta um pouco do que tem recolhido ao longo da sua vida, das suas viagens, dos lugares onde trabalhou, das pessoas com quem trabalhou.

Prato favorito: Bacalhau com grão

Vinho a harmonizar: Sonhador Rosé

Horário: 12h30 às 23h00. Encerra Terça e Quarta-feira


LEGACY WINERY RESTAURANT – HERDADE DAS SERVAS, ESTREMOZ

Até 2020, o restaurante da Herdade das Servas era um dos mais concorridos do Alentejo. Até que fechou e, num longo periodo de pausa, se reiventou.

Voltou a abrir em 2022 com nova cara, nova gerência (a própria herdade) e novo Chef. No Legacy Winery Restarant, Luciano Baldin pretende usar os igredientes e sabores tradicionais do alentejo, com uma apresentação mais fresca e moderna.

Prato favorito: Carré de Borrego com batata, castanha e romesco

Vinho a harmonizar: Herdade das Servas Vinhas Velhas branco

Horário: Quarta a Sábado abre para almoço e jantar. Domingo apenas almoço. Encerra Segunda e Terça


ENOTECA CARTUXA, ÉVORA

Apenas alguns minutos separam a Adega Cartuxa da sua Enoteca, localizada mesmo no centro histórico de Évora. Um espaço moderno mas muito acolhedor onde podem saborear os petiscos tradicionais alentejanos, juntamente com os vinhos da Cartuxa. 

Antes de sair, não se esqueçam de passar pela loja onde o vinho, azeite e muito outros produtos Cartuxa estão disponíveis para levar para casa.

Prato favorito: Açorda de alho com ovos escalfado e lascas de bacalhau

Vinho a harmonizar: EA Rosé

Horário: Segunda-Feira a Domingo, das 12:30H às 22:00H